Sistema de Gestão Ambiental da Central Termoeléctrica de Setúbal certificado pela Lloyds

Friday 21, January 2000

A Central Termoeléctrica de Setúbal acaba de receber o Certificado de Aprovação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que lhe foi atribuído pela Lloyds Register Quality Assurance, entidade acreditada de âmbito internacional.

A Central Termoeléctrica de Setúbal acaba de receber o Certificado de Aprovação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que lhe foi atribuído pela Lloyd's Register Quality Assurance, entidade acreditada de âmbito internacional. Um SGA é um instrumento de trabalho que permite realizar, de forma organizada, a abordagem e tratamento dos diversos aspectos ambientais relacionados com o campo de actividade da empresa ou entidade que o decidiu aplicar. O Sistema de Gestão Ambiental adoptado na Central de Setúbal segue os termos definidos pela norma internacional ISO 14001: 1996.
A entrega do Certificado à Central de Setúbal culmina um processo complexo, só possível no espírito de exigência e maturidade que se vive no seio da EDP m a aplicação da Declaração sobre Política de Ambiente que vem sendo implementando, desde 1994, em todo o Grupo.
A evolução de uma instalação como a Central de Setúbal para a concretização de um projecto ambiental com este prestígio e exigência compreende-se pela vontade de procurar a excelência empresarial, numa busca da eficiência e transparência de processos, num aprofundamento das melhores práticas ambientais e numa vontade firme de melhorar o relacionamento com o meio envolvente.
O Certificado de Aprovação Ambiental proporciona importantes mais valias para a Central e para EDP, nomeadamente na obtenção de ganhos de eficiência, optimização de investimentos, valorização da empresa, com o aumento da confiança dos investidores, consolidação de uma imagem positiva no que respeita às práticas ambientais do Grupo EDP melhoria do relacionamento com as comunidades locais.
As acções de auditoria externa para a concessão do Certificado decorreram no período de Julho a Outubro de 1999, culminando um processo que se vinha desenvolvendo desde 1997, altura em que se deu início à realização das primeiras auditorias ambientais internas na Central.
Para o sucesso desta operação foi determinante o empenho da Direcção da Central e a colaboração activa de todos os que directa ou indirectamente foram chamados a dar-lhe o seu contributo pessoal.
A Central de Setúbal constitui a primeira instalação da EDP concluir o processo de estabelecimento de um Sistema de Gestão Ambiental baseado numa norma internacionalmente reconhecida.
Beneficiando da experiência já adquirida em Setúbal, encontra-se já em fase adiantada de desenvolvimento um processo similar nas restantes centrais termoeléctricas da CPPE.