13ª edição do EDP University Challenge já elegeu os três finalistas

edp news

EDP University Challenge

13ª edição do EDP University Challenge já elegeu os três finalistas

Friday 27, September 2019

As três equipas vencedoras vão disputar a grande final com os três finalistas das edições promovidas pela EDP Brasil e pela EDP Renováveis

Decorreu ontem, na sede da EDP, a semifinal portuguesa da 13ª edição do EDP University Challenge, o programa desenvolvido pelo grupo EDP para apoiar e fomentar o espírito empreendedor dos alunos universitários. Este ano, os estudantes do ensino superior foram desafiados a desenvolver um projeto de engenharia, gestão e marketing, focado no futuro e, em Portugal, os grupos tiveram de criar de raiz a “Loja do Futuro EDP”, através do recurso a diversas tecnologias existentes, como por exemplo a realidade aumentada.

A edição deste ano recebeu 62 candidaturas de equipas de estudantes universitários. Destas, foram escolhidas 15, que disputaram um dos três lugares na semifinal portuguesa. Para apresentar o trabalho que desenvolveram nos últimos meses, os finalistas fizeram um pitch de dois minutos, tendo sido selecionadas as cinco equipas com os projetos mais interessantes, que tiveram depois mais tempo para expor os seus projetos perante o júri. No fim, foram eleitos os três finalistas, que receberam um cheque de 1200€ para a equipa e 400€ para o professor. Para além do prémio financeiro, terão a oportunidade de participar na final global deste programa, juntamente com os três finalistas das edições da EDP Brasil e da EDP Renováveis.

Desta forma, terão a oportunidade de apresentar as suas ideias para uma plateia global e variada, para além de poderem conhecer outras equipas e formas de pensar e partilhar as suas experiências de inovação e empreendedorismo com estudantes de outras realidades.

Nome do projeto: EDP Light – Let’s iluminate your life

O EDP Light, sistema de atendimento personalizado, tem como objetivos promover um atendimento mais inclusivo e personalizado, otimizar o atendimento em loja e aumentar a sustentabilidade de uma loja EDP, aumentando os ganhos da mesma, quer a nível de tempo quer a nível monetário, reduzindo, por isso, os custos.

Universidade do Minho – Escola de Engenharia

Equipa – Ana Rita Quinteiro, José da Silva Barbosa, Sofia Silva

Professor Orientador – Manuel Lopes Nunes

Nome do projeto: On Spot

O principal objetivo do projeto foi criar um espaço dentro das lojas EDP que atraia um target jovem. Visto que esta geração privilegia mais os meios remotos, como o contacto telefónico ou pela internet, sendo pouco assídua nas lojas da marca, quisemos propor o On Spot como forma de dar uma razão maior aos jovens para as visitarem. O outro grande objetivo foi acrescentar mais valor à marca.

Escola Superior de Comunicação Social

Equipa – João Farmhouse, Carlota Real e Rúben Freitas

Professor orientador – João Abreu

Nome do projeto: Aplicação das Realidades Aumentada e

Virtual no Âmbito das Lojas de Serviços

Este projeto pretende integrar tecnologias de realidade aumentada e virtual com as especificidades de uma loja física da EDP, gerando soluções que tragam as melhores alternativas para a “Loja EDP comercial” do futuro.

Universidade do Minho

Equipa – Renato Braga De Andrade, Paula Thaís Cardoso Feio

O EDP University Challenge, é uma iniciativa da EDP destinada a estudantes universitários. A 13ª edição do programa foi lançada a 6 de março de 2019, unindo pela primeira vez as três empresas que promovem o projeto: EDP Portugal, EDP Renováveis e EDP Brasil, numa cerimónia final global.

Em cada uma das geografias, foram selecionadas as equipas com os melhores projetos para participar na final local, de onde saíram as três equipas finalistas vencedoras. Juntas, as nove finalistas dos três países vão participar no bootcamp e na final global do programa, em Lisboa, que se realiza em outubro, e onde será escolhida a equipa vencedora, que terá a oportunidade de visitar Silicon Valley, o local privilegiado para dar asas ao empreendedorismo e às ideias inovadoras que desenvolveram nos últimos meses.

A EDP conta com a consultora Premivalor Consulting, a Tekever e a Spark Agency como parceiras para manter esta iniciativa como um concurso de referência para estimular o empreendedorismo dos estudantes universitários.

CRONOGRAMA DO CONCURSO EM PORTUGAL

Inscrições e submissão de ideias: 6 a 31 de março de 2019

Comunicação das 40 ideias pré-selecionadas: 8 de abril de 2019

Entrega de projetos finais: até 12 de junho de 2019

Comunicação dos Projetos semifinalistas: agosto de 2019

Final local: 26 de setembro de 2019

Pitch Bootcamp e Cerimónia Final Global: 28 e 29 de outubro de 2019