cegonhas

Friday 03, November 2006

A EDP Distribuição vai realizar no último trimestre do ano em curso, uma campanha de remoção de ninhos de Cegonha Branca, construídos em locais considerados críticos para a manutenção do serviço da rede aérea de distribuição de energia eléctrica. Esta acção integra-se no seu Plano de Promoção da Melhoria da Qualidade de Serviços Técnicos.

 

Numa acção devidamente autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICN), que decorrerá até Dezembro e que contará com o apoio de técnicos daquele organismo prevê-se a retirada de ninhos (282 ninhos) e a transferência de locais de nidificação para apoios dedicados nas áreas onde seja tecnicamente reconhecida a sua necessidade.

Esta operação tem como objectivo minimizar o número de interrupções de fornecimento de energia decorrentes de acidentais contactos com os condutores em tensão, provocados pelas cegonhas durante os períodos em que se verifica a ocupação e utilização dos ninhos.

A iniciativa irá também minimizar o número de acidentes mortais por electrocussão, registados com aquelas aves principalmente durante o período da nidificação. Assim, procuraremos conciliar a melhoria da qualidade de serviço da rede eléctrica com a preservação da espécie.

 


Convivemos com a natureza, preservamos o ambiente.

O Grupo EDP aposta na melhoria da qualidade de serviço que presta aos seus Clientes em harmonia com objectivos de coesão social, protecção dos valores ambientais e preservação da Natureza, factores indissociáveis num desenvolvimento sustentável.

Na prossecução destes objectivos, o Grupo EDP tem promovido ao longo da última década, na rede de distribuição de energia eléctrica, um conjunto de iniciativas com o objectivo de fomentar a nidificação da Cegonha Branca e garantir a sua protecção.

A colocação de postes dedicados, bem como de plataformas em apoios de rede, para nidificação - cerca de mil e cem em 131 concelhos do País - iniciativa que teve o apoio de entidades governamentais e não governamentais, contribuiu de forma significativa para o crescimento populacional da Cegonha Branca em Portugal. Constata-se, presentemente, que este crescimento teve repercussões negativas na segurança das redes e das próprias cegonhas.

A análise dos registos de incidentes na rede eléctrica permite associar um número significativo de interrupções no serviço com origem em duas situações distintas associadas à presença das estruturas de nidificação: interrupções directamente decorrentes do contacto das aves e dos elementos integrantes dos ninhos, ou partes destes, com as linhas; interrupções resultantes de deterioração de componentes das redes, directamente contaminados pelos dejectos das aves, durante os períodos em que se encontram nos ninhos.

Face a este cenário e, no âmbito de acções justificadas pela necessidade de garantir os necessários níveis de qualidade de serviço da rede, ou seja a preservação do interesse público prioritário, como é o caso da continuidade do fornecimento de energia eléctrica às populações, a EDP Distribuição implementou, há muito, uma prática regular de fiscalização dos pontos sensíveis da rede eléctrica.

 


Quadro resumo

 

 

ÁREA DE REDE

TOTAL DE NINHOS IDENTIFICADOS

Minho

1

Trás-os-Montes

2

Beira Litoral

37

Coimbra - Lousã

11

Vale do Tejo

189

Península de Setúbal

8

Alentejo

27

Algarve

7

Total

282

Custo total

177 mil euros