EDP apoia 10 novos projetos sociais

Monday 14, November 2011

Programa destinado às instituições de solidariedade social recebeu, este ano, número recorde de candidaturas

Hortas sociais, conservação de jardins, criação de bicho -da-seda, serviços de reparações domésticas, cedência de equipamentos ortopédicos, reequipamento de instalações com painéis solares, escola de pais são alguns dos projetos apoiados pelo programa EDP Solidária Barragens 2011.
Os 10 projetos distinguiram-se entre as 92 candidaturas à 3ª edição do programa, lançado pela EDP para apoiar instituições sem fins lucrativos das regiões abrangidas pelos novos investimentos hidroelétricos. O número de candidaturas superou as apresentadas no conjunto dos dois anos anteriores.
Criado em 2009, o programa já investiu mais de 500 mil euros em projetos emblemáticos pelo seu carácter inovador, pela procura de sustentabilidade financeira e ainda pelo impacto social gerado.
Nesta edição de 2011, puderam participar instituições dos concelhos de Alfandega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Castelo Branco e Vila Velha de Rodão, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vale de Cambra.
O EDP Solidária Barragens faz parte de um conjunto de iniciativas lançadas pela EDP para promover o desenvolvimento regional. Através de programas de empreendedorismo, inovação e inclusão social, educação e cultura procura-se atender às expectativas das populações locais e partilhar os benefícios gerados pelo reforço de produção hidroelétrica.
O Grupo EDP tem em curso o maior plano hídrico da Europa, prevendo mais de 3.000 milhões de investimentos e a criação de 35.000 postos de trabalho diretos e indiretos. Os dois primeiros projetos do plano – os reforços de potência de Bemposta e Picote – estão praticamente concluídos, havendo mais seis em construção. Depois de terminado, o plano aumentará em mais de 70% a capacidade do parque hidroelétrico da EDP, garantindo ao país mais energia limpa, renovável e maior aproveitamento dos recursos internos.
Saiba mais sobre o programa e projetos vencedores nas anteriores edições em www.a-nossa-energia.edp.pt

 

Projetos EDP Solidária Barragens 2011


• Agrupamento de Escolas de Murça – Escola de Pais e Encarregados de Educação
• Ass. Pais e Encar. De Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão – Conservação de espaços ajardinados e produção de plantas ornamentais e medicinais envolvendo crianças, jovens e idosos
• APPACDM Castelo Branco – Equipamentos para criação do bicho-da-seda
• Associação de Solidariedade Social Arca – Melhorar condições do edifício em termos de eficiência térmica e instalação de painéis fotovoltaicos com venda de energia
• Cercimarante – Banco de Ajudas Técnicas
• Centro Social e Paroquial de Grijó – Equipamentos fisioterapia para idosos
• Centro Social e Paroquial de Sambade – Banco de Ajudas Técnicas
• Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela – Hortas Sociais
• MIMOS – Cooperativa Agrícola, de Serviços e Artes de Valadares – Instalação de estufas para abastecer instituições locais
• Município de Carrazeda de Ansiães – Oficina domiciliária