EDP apoia desenvolvimento de Trás-os-Montes

Monday 26, October 2009

Grupo EDP assina protocolos na área do empreendedorismo, cultura e educação.Investimentos em curso nas Barragens de Picote, Bemposta e Baixo Sabor geram 1.200 postos de trabalho.

A EDP assinou, a 26 de Outubro de 2009, três protocolos para a promoção do empreendedorismo e dinamização cultural de Trás-os-Montes, uma região onde o Grupo tem actualmente em curso quatro projectos de investimento nas barragens de Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz Tua.

A assinatura de protocolos, com a Glocal, a Associação Aprender a Apreender, Fundação Gulbenkian e Escola de Música do Conservatório Nacional, decorreu em Torre de Moncorvo, no âmbito dos Encontros EDP - Energia da Água. Uma iniciativa que reuniu representantes da população local e responsáveis da EDP para esclarecer dúvidas e debater o impacto das novas barragens no desenvolvimento da região.

O evento serviu ainda para fazer o ponto de situação dos projectos em fase de construção. Os reforços de potência das barragens de Picote e Bemposta e o início dos trabalhos na Barragem do Baixo Sabor criaram já 1.200 postos de trabalho, cerca de um terço do volume máximo de emprego estimado para os três projectos.

Além do emprego directo e indirecto gerado pela construção, a EDP está a desenvolver uma estratégia de trabalho conjunto com as populações e responsáveis locais de modo a que os investimentos tragam outros benefícios para a região.

Até 2016, a EDP planeia construir cinco novas barragens (Ribeiradio, em parceria com a Martifer, Baixo Sabor, Foz Tua, Fridão e Alvito) e reforçar a capacidade instalada em mais seis (Picote, Bemposta, Alqueva, Venda Nova, Salamonde e Paradela). O investimento total ascende a 3.000 milhões de euros, prevendo-se a criação de mais de 30.000 postos de trabalho directos e indirectos.


 

Investimento social EDP na região de Trás-os-Montes

> Iniciativas em fase de lançamento:

Criação de emprego: Protocolo de colaboração com a Glocal - Agrupamento Europeu de Interesse Económico para apoio ao desenvolvimento de projectos e acções de empreendedorismo e auto-emprego sustentável, inovador e socialmente responsável. A iniciativa incluirá também o projecto-piloto Programa Premium EDP Empreendedor Sustentável.
Reforço de competências: Protocolo com a Associação Aprender a Empreender tem como objectivo a preparação dos jovens estudantes do ensino secundário da região para o mercado de trabalho, dotando-os de ferramentas que permitam maior autonomia e espírito de iniciativa.
Promoção cultural: Protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Escola de Música do Conservatório Nacional para expansão do modelo das Orquestras Juvenis Geração às regiões da área de influências das novas barragens.

> Algumas das iniciativas já em curso:
EDP Solidária Barragens

Programa de apoio a projectos de solidariedade social promovidos por instituições da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, na zona de influência das barragens de Bemposta, Picote e das futuras Baixo Sabor e Foz Tua.
Este investimento social de 100 mil euros será distribuído pelos projectos que mais contribuam para a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas, e a integração de comunidades em risco de exclusão social.
Nesta edição serão contempladas as áreas de influência dos reforços de potência e construção de novas barragens: concelhos de Alfandega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Mirandela, Murça, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
O prazo de candidaturas termina a 2 de Novembro.
Energy Bus
Este autocarro de exposição sobre a utilização racional da electricidade está a percorrer os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Torre Moncorvo, Alfandega da Fé e Macedo de Cavaleiros.
Ao longo das próximas semanas, a população e em particular seis mil jovens das escolas da região terão oportunidade de fazer uma viagem diferente e interactiva pelo mundo da energia.
Através de equipamentos de demonstração de novas tecnologias, experiências, painéis informativos, folhetos e conselhos úteis pretende-se contribuir para a adopção de comportamentos mais eficientes e amigos do ambiente.
Este é um projecto desenvolvido pela EDP em parceria com a Terra Systemics e com apoio da ERSE Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do PPEC- Plano de Promoção de Eficiência no Consumo.
Para mais informação ver www.a-nossa-energia.edp.pt