EDP certificada como empresa familiarmente responsável pela Fundacíon Másfamilia

Wednesday 03, July 2013

Mais de 170 medidas que promovem a conciliação profissional e pessoal e contribuem para uma cultura empresarial flexível e inovadora.

A EDP recebe hoje certificado enquanto empresa que promove a Conciliação e Igualdade, um reconhecimento da adopção de um conjunto de medidas junto dos colaboradores que são promovidas internamente sob o lema “Pessoas mais felizes, são colaboradores mais produtivos. Empresas socialmente sustentáveis, são mais competitivas”.
Submetendo-se a um rigoroso e exaustivo processo de certificação, a EDP em Portugal vê assim reconhecida a sua política socio-laboral baseada na flexibilidade, respeito e compromisso mútuo pela Fundacíon Másfamilia, uma entidade que distingue as organizações que se envolvem na geração de uma nova cultura de trabalho com vista à promoção de uma harmonia entre o lado profissional e a esfera familiar-pessoal.
As medidas conciliadoras da EDP em Portugal, à luz da norma EFR (norma no âmbito da qualidade) assentam em cinco pilares:
1. Qualidade no trabalho (ex: Ginástica Laboral; Espaços de trabalho agradáveis, Protocolos facilitadores)
2. Apoio à família (Apoio ao nascimento e adopção com 500 Euros numa conta bancária aberta em nome do bebé; Colónias de férias para os filhos de colaboradores; Prémios de cidadania para os filhos dos colaboradores;
3. Valorização pessoal e profissional (Rotas com Energia – Formação in loco, designadamente nos centros produtores da companhia; Saiba Mais Sobre - Acções de formação/esclarecimento sobre o negócio)
4. Flexibilidade temporal e espacial (Trabalho à distância; Programa de Voluntariado EDP
5. Igualdade de Oportunidades (Provedor de Ética e Código de Ética; Protocolo Antimobing - A EDP é contra qualquer tipo de assédio, moral, psicológico, físico e sexual, Igualdade de Género - Na EDP, todos os colaboradores têm as mesmas oportunidades não havendo lugar a qualquer tipo de discriminação.
A Fundación Másfamilia, com sede em Madrid, é a proprietária da certificação EFR, uma ferramenta única no mundo que traz uma metodologia simples e eficaz para possibilitar ou facilitar os processos de Conciliação Vida Profissional-Familiar nas Organizações. A EDP HC Energia, a EDP Naturgás Energia e a EDP Renováveis Europa já foram certificadas, por esta mesma entidade, entre 2011 e 2012.