EDP compensa pegada de carbono dos Festivais de Verão e da Volta a Portugal

Monday 06, September 2010

A EDP vai compensar, através do apoio a iniciativas geradoras de créditos de carbono, o CO2 emitido pela energia que foi necessária para a sua participação nos Festivais de Verão e na 72ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Dando continuidade à política de sustentabilidade que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, a EDP, através da e)mission, vem assim reduzir o impacto das emissões resultantes da sua associação aos grandes eventos do Verão, nomeadamente a Volta a Portugal em Bicicleta, o CoolJazz Fest e os Festivais de Verão - Delta Tejo, Optimus Alive, Super Bock Super Rock, SWtmn e Super Bock Surf Fest.
A compensação da pegada carbónica é realizada através do apoio a projectos que, simultaneamente, têm como objectivo a melhoria da qualidade de vida em países em vias de desenvolvimento e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
África do Sul, Quénia, Brasil, são alguns dos países abrangidos pelo portfolio de projectos geradores de créditos de carbono da e)mission, e que receberão o apoio da EDP, fruto da compensação das 288,5 toneladas de dióxido de carbono emitidas no decorrer dos eventos nos quais marcou presença.
Nestes projectos incluem-se a troca de combustíveis fósseis perigosos por combustíveis sustentáveis em indústrias cerâmicas na floresta húmida Atlântica no Brasil, e um programa de compostagem na África do Sul que aproveita “resíduos verdes” de jardinagem, evitando a utilização do metano e gerando composto, o que melhora a produtividade dos solos agrícolas. No Quénia, o apoio realiza-se a um projecto de eficiência energética a nível doméstico: um fogão de lenha eficiente que reduz o abate às árvores e provoca menos danos à saúde das mulheres, nomeadamente no que diz respeito à inalação de fumos.
 

Sensibilização sobre eficiência energética e sustentabilidade


Nos festivais de Verão, assim como na Volta a Portugal, a presença da EDP teve como grande objectivo aproximar as pessoas das temáticas da sustentabilidade e do uso eficiente da energia.

Além da compensação da energia consumida, que agora se concretiza, a EDP promoveu jogos sobre estas temáticas, distribuiu 18.000 sacos de compras reutilizáveis e trocou cerca de 60.000 lâmpadas economizadoras, ajudando assim os portugueses a poupar energia, já que estas consomem até menos 80% e duram até 5 vezes mais que uma lâmpada incandescente.