EDP cria incubadora de empresas

Wednesday 04, July 2012

EDP Starter oferece condições para lançamento de projetos empresariais inovadores ligados à área da energia. Nova estrutura reforça oferta de instrumentos de apoio à inovação tecnológica e empreendedorismo.

A EDP inaugurou a EDP Starter, uma  incubadora de start-ups na área da energia.  A nova estrutura inicia atividade com três empresas. Além de sinergias com os restantes instrumentos de apoio à inovação já disponibilizados pelo Grupo, a incubadora distingue-se pelo leque alargado de serviços.
O conceito é inovador porque a par de serviços partilhados de escritório, a EDP Starter proporciona às empresas:
• Um contacto próximo com a EDP, em particular com as  áreas de Inovação, Engenharia e Capital de Risco Corporativo
• Acesso privilegiado ao FabLabEDP – laboratório de prototipagem rápida nascido no seio do MIT
• Acesso a especialistas e instalações laboratoriais com valências nas áreas elétricas, eletromecânicas, químicas, metrologia, etc.
• Acesso a uma rede de empreendedorismo envolvendo grandes empresas/clientes na área de energia, business angels, fundos de capital de risco, universidades, etc.
• Acesso a formação nas áreas chave para o empreendedorismo
A incubadora surge para aproximar empresas/clientes e financiadores do desenvolvimento dos produtos criados por start-ups ou provenientes das universidades, contando já com diversas parcerias que constituem uma rede de suporte às empresas em incubação.
Os parceiros da EDP Starter são: o Prémio EDP Inovação, o FabLabEDP, a CMS Rui Pena & Arnaut, a Ernst & Young, o ISCTE-IUL MIT Portugal, o The Energy MBA do ISCTE Business School, a NOVA School of Business and Economics, a EDP Ventures, a Associação Portuguese da Business Angels, o GSI Accelerators da Leadership Business Consultants,o UK Trade & Investment e a StartYouUp, uma incubadora de empresas do Brasil.
A EDP Starter enquadra-se na estratégia EDP e tem como principal objetivo desenvolver opções de crescimento futuras para a Companhia. Enquadra-se também numa aposta mais alargada do Grupo no empreendedorismo por existir a forte convicção de que existe tecnologia de ponta, de elevadíssimo valor acrescentado, made in Portugal.
As primeiras empresas a ocupar a EDP Starter são:
• A Feedzai que desenvolve uma aplicação – Pulse que visa a gestão em tempo real de informação crítica de negócio, com aplicação em diversas Indústrias, em particular nas redes inteligentes de energia
• A Waydip / Waynergy que desenvolve pavimentos que permitem gerar energia elétrica com a passagem de pessoas e veículos sobre a sua superfície.
• A EIDT / Zypho que desenvolve sistemas que aproveitam a energia térmica contida na água quente escoada durante o banho para o esgoto, de modo a pré-aquecer a água fria da rede utilizada no banho.