EDP instala pontos de abastecimento para veículos eléctricos em Lisboa

Thursday 29, March 2001

A iniciativa decorre nos dias 20, 21 e 22 de Setembro e insere-se na Semana da Mobilidade

A EDP, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova, vai instalar pontos de carregamento para veículos eléctricos na cidade de Lisboa.
Os pontos de carregamento dos veículos eléctricos WattDrive vão estar situados nos Jerónimos (junto à Praça do Império), no Marquês de Pombal, Rossio (Rua dos Sapateiros), Praça de Londres, Chiado (Rua António Maria Cardoso) e na Estrela (Rua Domingos Sequeira).
Estão abertos ao público nos dias 20, 21 e 22 de Setembro entre as 10h e as 19h e o seu acesso é gratuito. Nos locais, estará sempre presente uma equipa de apoio EDP para esclarecer o condutor e ajudá-lo no carregamento do veículo.
Esta é uma iniciativa da EDP que se insere na Semana da Mobilidade, que este ano adopta o tema "Ar puro para todos".
Nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, nos Jerónimos, vai decorrer um test drive com um carro eléctrico EDP, scooters e trotinetes EDP disponíveis para o efeito, aberto a todo o público. O objectivo é sensibilizar o cidadão para esta forma de transporte eficiente e mais limpa à escala local.
Os veiculos eléctricos apresentam-se hoje como uma solução com muitos beneficios para a qualidade do ar em zonas urbanas, para a redução do ruido e para as emissões de CO2.
A ligação à rede PLUG IN dos veículos eléctricos, durante os momentos em que estão estacionados, é útil à rede eléctrica, uma vez que esta poderá assim beneficiar de uma maior capacidade de armazenamento através das baterias destes veículos, para acumular energia eléctrica quando esta existe em excesso na rede e para devolvê-la à rede quando a procura ultrapassa a oferta.

A descentralização da produção de energia eléctrica (microgeração), através de fontes de energia renováveis, carece do aumento da capacidade de armazenamento associada à rede eléctrica, uma vez que a disponibilidade de electricidade poderá ser momentaneamente superior à procura. Uma interactividade entre as baterias dos veículos eléctricos e a rede eléctrica, dotada de inteligência, irá assim potenciar o alargamento da descentralização de produção de energia, facilitando também a utilização de energias renováveis à escala local.

A partir do dia 23 de Setembro, estes pontos de abastecimento irão funcionar durante um periodo temporário para experimentação da frota da Policia Municipal.
A Semana da Mobilidade já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas, pois esta é uma forma de propor aos cidadãos uma nova cultura de mobilidade urbana sustentável e induzir uma mudança de atitude no âmbito das políticas de transporte.