EDP lança primeira pedra da Central de Ciclo Combinado de Lares

Friday 15, June 2007

Central terá uma capacidade instalada de 862 MW e estará operacional no terceiro trimestre de 2009

A EDP celebrou, no dia 15 de Junho, a cerimónia do lançamento da 1ª pedra para construção da Central de Lares. Com esta cerimónia deu-se início ao período de construção da Central que, num prazo 27 meses, permitirá a entrada em serviço dos dois grupos durante o 3º trimestre de 2009.

Esta cerimónia, presidida pelo Exmo Sr. Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, António Duarte Silva, decorre da informação favorável por parte do Governo Português em Novembro de 2006, para a instalação de 8 grupos de Ciclo Combinado a gás natural em Portugal.

À EDP foram atribuídas licenças para dois grupos, sendo o primeiro promotor a obter a Licença de Produção, na sequência do processo de licenciamento entretanto desenvolvido junto da Direcção Geral de Energia e Geologia.

A escolha do sítio de Lares teve em atenção, para além do respeito pelos condicionantes ambientais identificados na área em estudo durante o processo de licenciamento que permitiu a concessão da Licença de Produção, as proximidades da ligação quer à Rede Nacional de Transporte quer ainda à Rede de abastecimento de gás, bem como da disponibilidade de água.

Localizada num concelho com elevado potencial de desenvolvimento, esta central contará com a participação das empresas locais durante as fases de construção e de operação, como fornecedoras directas ou indirectas de bens e serviços.

Esta Central, com uma potência líquida total de 862 MW, tem como fornecedor do equipamento principal o Consórcio formado pelas empresas GE - General Electric Company e General Electric International, Inc, USA, COBRA- Instalaciones Y Servicios, S.A., Espanha, e CME - Construção e Manutenção Electromecânica, S.A., Portugal.


Disporá de dois grupos cada um com uma potência unitária de 431 MW, a qual no mercado actual constitui o valor mais elevado para grupos operando a gás natural utilizando a tecnologia de ciclo combinado de alto rendimento.

A manutenção da central, ao longo do seu período de vida útil, será assegurada também pela GE International, em contrato assinado esta semana.

O investimento global desta Central ascende a 405 milhões de euros e faz parte do plano de investimentos da EDP para 2007-2010 apresentado ao mercado no inicio deste ano. Com a Central de Lares, a EDP espera reduzir em mais de 20% o seu nível de emissões de CO2 por MWh de electricidade produzido, recorrendo a investimentos em tecnologias de produção de electricidade mais limpas, com enfoque nas energias eólica, hídrica e Centrais de Ciclo Combinado a gás natural (CCGT's), com a consequente contribuição para a segurança de abastecimento e desenvolvimento sustentável do país.
p>