Gás natural chega a Viana do Castelo

Monday 16, October 2006

A Portgás assinalou, hoje, a chegada do gás natural a Viana do Castelo, o primeiro concelho do distrito a ter acesso a esta energia. O investimento total a realizar no concelho até ao final do ano ultrapassa os 1,1 milhões de euros. A distribuidora de gás natural na região litoral Norte concretiza, assim, mais uma etapa do projecto de expansão da rede pública de gás natural.

A cerimónia de chegada da energia do gás natural a Viana do Castelo foi realizada hoje, 16 de Outubro, com a participação dos presidentes da EDP e da Portgás, António Mexia e Gomes de Pinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura. A Portgás, detida em 72% pela EDP, acendeu a chama que assinala, simbolicamente, a chegada do gás natural ao concelho.

O investimento total realizado e a realizar em Viana do Castelo até ao final de 2006 é de 1,1 milhões de euros. O abastecimento do concelho será efectuado a partir de uma UAG (Unidade Autónoma de Gás) instalada na freguesia de Meadela. A UAG é um reservatório que permite armazenar o gás natural e garantir o abastecimento das zonas mais afastadas do gasoduto de transporte.

A rede instalada em Viana do Castelo totaliza 15 quilómetros e passa pelas freguesias de Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior. Numa primeira fase estão ligados ao gás natural 166 clientes, encontrando-se 500 à espera de ligação.

Para que os vianenses possam descobrir o gás natural, entre 16 e 21 de Outubro a Portgás abre as portas da "Casa do Gás Natural", um stand instalado na Praça da República que recria vários ambientes de uma habitação em que estão patentes diversas utilizações desta energia.

A Portgás dá, assim, continuidade à expansão da rede pública de distribuição de gás natural e contribui para o desenvolvimento dos concelhos, para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e para o reforço da competitividade das empresas da região.

Do total de 29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo que constituem a área de concessão da Portgás, actualmente 19 já são abastecidos com gás natural.

Até ao início de 2007, a rede de distribuição chegará a mais um concelho do distrito de Viana do Castelo: Ponte de Lima.