Voluntários EDP removem plantas invasoras nas florestas portuguesas

Monday 24, September 2012

Projeto vai mobilizar mais 1800 voluntários na Serra da Peneda-Gerês, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Serra de Sintra, Comporta e Monte Gordo.

A EDP, através da Fundação EDP, vai promover, no próximo dia 29 de setembro, o “Parte de Nós”, uma ação de responsabilidade social que envolve colaboradores e parceiros da empresa e cujo principal desafio é ajudar as florestas portuguesas, numa chamada de atenção para a importância da sua biodiversidade e da ameaça das espécies invasoras.
Pelo segundo ano consecutivo, o “Parte de Nós” irá reunir colaboradores EDP, familiares e amigos, bem como parceiros, fornecedores e comunidade local para participarem numa grande ação de caráter voluntário que, este ano, terá lugar em seis zonas florestais do país, situadas em áreas incluídas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas: Serra da Peneda-Gerês, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Serra de Sintra, Comporta e Monte Gordo.
A remoção de plantas invasoras - espécies exóticas introduzidas pelo Homem que têm a capacidade de ocupar o território de forma excessiva - será uma das atividades que os participantes poderão realizar ao longo do dia. No entanto, existirão também muitos desafios dirigidos a crianças e adultos, através dos quais todos poderão aprender ainda mais sobre a  conservação da natureza, contribuindo para uma floresta saudável e sensibilizando a sociedade para os cuidados básicos com o meio ambiente.
A par desta iniciativa, a EDP lança uma outra, “Cortar o mal pela raiz”, também dirigida à sociedade  (projeto online :www.cortaromalpelaraiz.pt), em que qualquer pessoa, através do seu smartphone ou tablet, pode identificar e georreferenciar espécies invasoras, ajudando assim a localizar as zonas florestais onde é mais importante intervir.
Além de afectar o  equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade que os constitui, a proliferação de plantas invasoras é também uma das causas dos incêndios florestais. Neste contexto, a Fundação EDP, com o apoio da RTP, vai divulgar durante esta semana um número telefónico de valor acrescentado - 760 30 20 30 - cujas receitas reverterão a favor das corporações de bombeiros mais afetadas pelos incêndios deste Verão.
O “Parte de Nós” irá promover a qualidade das florestas além-fronteiras: Espanha, Brasil, Roménia, Polónia, França, Reino Unido, Itália e EUA – países onde a EDP está presente - também serão Parte de Nós, através de ações de voluntariado concretizadas a pensar na realidade de cada região.
Recorde-se que o projeto “Parte de Nós” foi lançado no ano passado, numa ação marcada pela reabilitação e humanização de 12 hospitais de norte a sul do país que envolveu mais de 1500 voluntários e 50 empresas.