EDP distinguida entre as melhores empresas para trabalhar pelo Top Employer
A certificação Top Employer voltou a reconhecer as boas práticas de gestão de pessoas da EDP em Portugal. Uma certificação que também distingue a EDP Renováveis em mais cinco países europeus e no Brasil.
As práticas de excelência na gestão de pessoas confirmaram a EDP como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal, através da certificação Top Employer, pelo segundo ano consecutivo. O reconhecimento atribuído pelo Top Employers Institute – reconhecida entidade global na avaliação e reconhecimento das melhores políticas de gestão de recursos humanos – distingue a EDP em vários indicadores, entre as quais a forte atração de talento e a criação de condições que promovem o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
A esta certificação, junta-se ainda o reconhecimento da EDP Renováveis como Top Employer Europe em seis países (Espanha, França, Portugal, Itália, Polónia e Roménia) e, pela primeira vez, no Brasil. Uma distinção que reforça o posicionamento global do grupo EDP como empregador de primeira escolha (‘employer of first choice’) e a sua aposta no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Após um ano intenso, ainda muito marcado pela pandemia, por um ambicioso novo plano estratégico e por novas formas de trabalho, a distinção da EDP como uma das empresas mais atrativas para trabalhar vem reforçar o seu empenho em evoluir como uma organização global, ágil e eficiente, com uma abordagem centrada nas pessoas. Um investimento que se aplica em áreas como employer branding, recrutamento, integração de colaboradores, desenvolvimento e bem-estar, compensações e benefícios, bem como nas práticas de diversidade, inclusão, ética, integridade e sustentabilidade, entre outras.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela EDP que procuram valorizar e melhorar a experiência de cada colaborador, destacam-se as medidas de flexibilidade laboral e teletrabalho, bem como os programas de saúde mental e física e de desenvolvimento e liderança, entre outros exemplos. De realçar ainda os vários projetos que promovem a atratividade de jovens talentos, como é o caso do EDP Professional Internship, do EDP Trainee Program ou do EDP Ambassadors.
Em Portugal, a EDP e a EDP Renováveis destacam-se entre 25 empresas certificadas como Top Employer. O programa de certificação do Top Employers Institute avalia mais de 300 práticas de gestão de pessoas em dez áreas: estratégia e contratação de talentos, planeamento da força de trabalho, onboarding, aprendizagem e desenvolvimento, gestão de desempenho, desenvolvimento de liderança, gestão de carreira e sucessão, compensação e benefícios, e ainda cultura.
Criado há 30 anos, o Top Employers Institute já certificou mais de 1.800 organizações em 123 países ou regiões através de um selo que identifica organizações de excelência e reforça a sua marca enquanto empregador preferencial no mercado de trabalho.