EDP University Challenge

14ª edição do EDP University Challenge já elegeu os três finalistas

Friday 09, October 2020

As três equipas finalistas de Portugal vão disputar a grande final com os seis finalistas das edições promovidas pela EDP Brasil e pela EDP Renováveis

Decorreu, na passada quarta-feira, a semifinal portuguesa da 14ª edição do EDP University Challenge, o programa desenvolvido pelo grupo EDP para apoiar e fomentar o espírito empreendedor dos alunos universitários. Este ano, os estudantes do ensino superior das áreas de engenharia, gestão e marketing foram desafiados a desenvolver um projeto focado no tema da sustentabilidade e, em Portugal, os grupos tiveram de desenvolver um projeto que aborde esta temática de acordo com áreas como a eficiência energética, a mobilidade elétrica ou a economia circular.

A edição deste ano recebeu 51 candidaturas de equipas de estudantes universitários. Destas, foram escolhidas 15, que disputaram um lugar no pódio da semifinal portuguesa. Numa cerimónia que decorreu de forma remota, os finalistas fizeram um pitch de dois minutos para apresentar o trabalho que desenvolveram nos últimos meses. Destas 15 equipas, foram selecionadas as cinco com as propostas mais interessantes, que tiveram depois mais tempo para expor os seus projetos perante o júri. No fim, foram eleitos os três finalistas, que receberam um cheque de 1200€ para a equipa e 400€ para o professor. Para além do prémio financeiro, terão a oportunidade de participar na final global deste programa, juntamente com os seis finalistas das edições da EDP Brasil e da EDP Renováveis, que está agendada para dia 29 de outubro.

Desta forma, terão a oportunidade de apresentar as suas ideias para uma plateia global e variada, para além de poderem conhecer outras equipas e formas de pensar e partilhar as suas experiências de inovação e empreendedorismo com estudantes de outras realidades.

 

Nome do projeto: Re:dy: Reducing Dynamically Costs

Este projeto tem como objetivo a diminuição do custo de um mesmo consumo de energia, através da variação horária do funcionamento de cargas envolvendo a diminuição da dependência da rede à decisão de consumo dos consumidores e uma menor potência contratada necessária para cada casa. Com este projeto, pretende-se aumentar a adesão dos utilizadores à aplicação e o número de clientes EDP.

Universidade NOVA de Lisboa | IPAM Lisboa

Equipa – Laura Somsen, Bruna Cruz e Patrícia Catarino

 

Nome do projeto: Sensor NB-IoT Multipropósito

O sensor NB-IoT Multipropósito pretende demonstrar que é possível aumentar o conforto de pessoas que tenham de estar muito tempo numa divisão e também identificar casos de ineficiência energética relacionados com a climatização do espaço, assim como situações de elevada concentração de gases perigosos.

Universidade do Minho

Equipa – Sofia Paiva e Rui Almeida

Professor orientador – Jorge Cabral

 

Nome do projeto: Vehicle Smart Grid based on a Multi-Agent System

Esta proposta pretende mostrar que é possível gerir o custo de estações de carregamento de carros elétricos, minimizar o número de estações de carregamento que não usadas e o tempo de espera para carregar um carro numa estação.

Com este produto será possível gerir o consumo energético através de um sistema energeticamente eficiente e sustentável

Universidade de Lisboa

Equipa – Miguel Trinca, João Tiago Aparício e Daniel Castro

Professor orientador – Rui Henriques

 

O EDP University Challenge, é uma iniciativa da EDP destinada a estudantes universitários. A 14ª edição do programa foi lançada a 12 de março de 2020 e, pelo 2º ano consecutivo, une as três empresas que promovem o projeto: EDP Portugal, EDP Renováveis e EDP Brasil, numa cerimónia final global.

Em cada uma das geografias, foram selecionadas as equipas com os melhores projetos para participar na final local, de onde saíram as três equipas finalistas. Juntas, as nove finalistas dos três países vão participar na final global do programa, em Lisboa, que se realiza em outubro, e onde será escolhida a equipa vencedora, que terá a oportunidade de visitar Silicon Valley, o local privilegiado para dar asas ao empreendedorismo e às ideias inovadoras que desenvolveram nos últimos meses.

A EDP conta com a consultora Premivalor Consulting como parceiro para manter esta iniciativa como um concurso de referência para estimular o empreendedorismo dos estudantes universitários.